Campanhas

Implantação e melhoria de serviços


As Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao idoso (DPCAMI) são o espaço institucional especializado de atendimento às mulheres em situação de violência. Contam com equipes compostas por Delegado, Escrivão, Agente e Psicólogo Policial, que se dedicam ao acolhimento das demandas, às investigações e à realização de encaminhamentos para a rede de proteção. A fim de fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, o Polícia Civil por Elas busca, constantemente, a qualificação dos serviços ofertados à população a partir das delegacias especializadas e também das demais unidades policiais do Estado.

Delegacia de Polícia Virtual da Mulher - Seguindo a tendência institucional de modernização dos serviços, a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher tem por objetivo a oferta de um atendimento especializado de maneira virtual em tempo integral. Desde o registro do Boletim de Ocorrência, até a tomada de Declaração e a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência, todos os procedimentos podem ser realizados de maneira virtual.

Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) - O projeto de implantação de Núcleos de Atendimento à Mulher integra essa proposta de atendimento especializado em tempo integral, a partir da implantação de um sistema de acolhimento e realização de procedimentos específicos para mulheres em situação de violência nas Centrais de Plantão Policial. Desse modo, o atendimento especializado já não se restringe aos horários de funcionamento da delegacia especializada, mantendo-se também durante os plantões policiais.
Sala Lilás - Considerando que nem todos os municípios do Estado contam com uma DPCAMI, o projeto Sala Lilás tem como objetivo a implantação de salas especializadas de atendimento em delegacias de comarca. Assim, é garantida a privacidade necessária para o atendimento a situações de violência contra mulheres.

Sala de Acolhimento - A fim de qualificar a estrutura das DPCAMI, o projeto de Salas de Acolhimento se refere à implantação, dentro da própria delegacia especializada, de espaço privado para atendimento às mulheres. Esse espaço conta com ambiente acolhedor, além de brinquedoteca e cuidadora para crianças que acompanham suas mães durante os registros de ocorrência.