projetos regionais - Itajaí

Projeto Videoaulas


O Programa Polícia Civil Por Elas atua, desde 2018, na frente de combate e prevenção das violências contra as mulheres, por meio de ações que possibilitam reflexões, além de levar informações, sobre o tema, aos cidadãos em geral.

A metodologia de trabalho que funda o Programa Polícia Civil Por Elas é a perspectiva da Segurança Cidadã, a qual compreende a violência em sua multicausalidade. Deste modo, a desconstrução das relações sociais violentas somente seria possível com a participação dos cidadãos.

A 4ª DRP de Itajaí em parceria com a DPCAMI de Itajaí vem desenvolvendo diversas ações do Programa Polícia Civil Por Elas, desde sua inauguração.Tivemos, até o momento, grupo com mulheres, a Oficina Mulheres que Lutam, criada pela DPCAMI de Itajaí, as rodas de conversa com adolescentes nas escolas públicas, além de diversas palestras. Todas estas ações são embasadas numa metodologia reflexiva, que visa, primordialmente, o trabalho com grupos.

Tendo em vista a situação sanitária iniciada no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19, não foi possível, desde então, a realização de trabalhos com grupos. Sendo assim, essa DRP, a fim de dar continuidade às ações do Programa, inovou, propondo a produção de vídeos, que serão distribuídos nas escolas de Itajaí.

A ação "Videoaulas" tem o objetivo de disseminar conteúdo sobre as diversas formas de violências, além de informar sobre a atuação dos órgãos de combate às violências contra as mulheres, como a polícia civil, para alunos da rede escolar de Itajaí. Isto, porque uma das frentes de ação do Polícia Civil Por Elas é a utilização do espaço escolar para a replicação do tema da violência contra a mulher.

Para isso, foram produzidos vídeos, com a participação de membros da polícia civil, poder judiciário, rede de proteção do município e pesquisadores, os quais discorreram e trouxeram informações sobre o tema das violências contra as mulheres. O material será disponibilizado às escolas de Itajaí, para que, sob a coordenação dos professores, possa ser gerado debate.

Videoaula 04

Nesta última e 4ª Videoaula tivemos a participação do pesquisador em violência de gênero, mestre em História e agente da Polícia Civil de Santa Catarina Rafael Luiz Maschio.

Em sua apresentação, Rafael falou sobre o papel central do machismo na produção das violências contra as mulheres. Ainda, citou exemplos cotidianos de modos como as relações hierarquizadas de gênero são fundantes nas violências contra as mulheres.

O tema abordado nesta videoaula foi apresentado aos alunos da rede municipal de ensino, sob a supervisão dos professores de história. Estes, ainda, coordenaram reflexões com os estudantes sobre a questão apresentada no vídeo.

Esperamos que todos tenham feito bom proveito dos temas discutidos ao longo das videoaulas!

Videoaula 03

Na Videoaula n. 3 tivemos a participação da psicóloga Thamara Garcia Del Mir, Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí.
Em sua apresentação, Thamara discorreu sobre o fluxo municipal de serviços às mulheres em situação de violências de Itajaí. Dentre os tópicos abordados pela profissional, tivemos os meios de realização de denúncias e encaminhamentos das mulheres que assim necessitarem.
O tema abordado nesta videoaula, após apresentação aos alunos, sob a coordenação dos professores de história, foi objeto de discussão e reflexão nas salas de aulas da rede municipal de Itajaí. Boa aula a todos!

Videoaula 02

Os papéis da Polícia Civil e do Poder Judiciário no atendimento a mulheres em situação de violência

Na Videoaula n. 2 contamos com as participações do Delegado Alexandre Carvalho de Oliveira, delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Itajaí, e do Juiz Mauro Ferrandin, juiz do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Itajaí.

Em suas exposições, as autoridades trouxeram as atuações das instituições pelas quais são responsáveis no município de Itajaí, cujas atribuições objetivam o enfrentamento das violências contras as mulheres. O esclarecimento da Medida Protetiva de Urgência ganhou destaque nas apresentações do delegado e do juiz.

O assunto abordado nesta videoaula foi apresentado e discutido em sala de aula, na rede municipal de Ensino de Itajaí, sob a coordenação dos professores de história. Boa aula a todos!

Videoaula 01

Nesta Videoaula n.1 introduzimos o conceito de violência contra a mulher, buscando contextualizar, historicamente, as origens desse tipo de violência, assim como as políticas que foram sendo implementadas para a garantia dos direitos das mulheres, que vão desde a criação das delegacias das mulheres até a promulgação da Lei Maria da Penha.

Este tema foi trabalhado com os alunos, em sala de aula, pelos professores, por meio desta videoaula e, agora, estamos, aqui, disponibilizando à população.

Boa aula a todos!

Apresentação

Nesta Videoaula fazemos a apresentação da ação Videoaulas PC Por Elas aos professores e equipe pedagógica escolar. Nosso objetivo, neste momento, foi o de situar os profissionais acerca do Programa Polícia Civil Por Elas e da ação Videoaulas que será aplicada por eles em sala de aula.

Disponibilizaremos, além deste, mais quatro vídeos, nos quais abordaremos variados assuntos sobre a violência contra a mulher. Será disponibilizado um vídeo por mês à Secretaria Municipal de Educação, que fará a distribuição dos mesmos. A direção escolar organizará as turmas que receberão o material e indicar os professores que conduzirão a discussão com os alunos.
Após a transmissão e trabalhos com os alunos nas escolas, os vídeos serão publicados aqui na página PCMULHER e ficaram acessíveis a toda a população.

Boa aula a todos!

Vídeo de abertura