Campanhas

Grupos Reflexivos


Os grupos reflexivos são ações locais, intersetoriais e interdisciplinares, que têm como objetivo a prevenção à ocorrência e à reincidência de práticas violentas nas relações íntimas de afeto. Seguindo a metodologia dos Grupos Reflexivos de Gênero (Beiras e Bronz, 2016), são espaços que facilitam a reflexão, a valorização da cidadania e a produção individual e coletiva de conhecimento.

Grupos com homens que praticaram violência contra mulheres e grupos com mulheres que sofreram violência seguem contornos metodológicos diferenciados, embora se mantenha a proposta da reflexão como eixo central. Essas ações contam com a particularidade de serem realizadas com pessoas que vivenciam ou já vivenciaram relações violentas. Ademais, a proposta metodológica leva em conta o fato de que os participantes estão inseridos no sistema de justiça, à medida que já foram denunciantes ou denunciados por violência.

Os grupos com adolescentes ocorrem em ambiente escolar, a partir de parcerias locais estabelecidas com instituições de ensino, bem com através de parceira já firmada com a Secretaria de Estado da Educação. Para o desenvolvimento das ações, parte-se do pressuposto de que a adolescência é período importante do desenvolvimento humano, em que se constroem visões de mundo e estratégias de relacionamento interpessoal.
Portanto, o método proposto para os grupos reflexivos com adolescentes leva em conta as especificidades dessa fase da vida e a importância da reflexão sobre relacionamentos saudáveis e seguros.