Destaques

Ciclo da Violência


FASE 01 – AUMENTO DA TENSÃO

O agressor muda seu comportamento, mostrando-se irritado com coisas insignificante, eleva seu nível de agressão verbal, e passa a intimidar ou humilhar a mulher. Ela, por sua vez, com receio de provocá-lo, passa a monitorar seu próprio comportamento, retraindo-se na relação, e sofrendo com ansiedade e angústia.

É muito comum que, depois de algum tempo, a mulher passe a justificar o comportamento do agressor, seja por fatores externos, seja por ter feito o dito algo que o desagradasse.

FASE 02 – ATO DE VIOLÊNCIA

O nível de agressão se eleva e o ato acontece. O ato não precisa ser uma agressão física, pode ocorrer também afetando a vítima em sua esfera psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

O fato é que a mulher sofre a agressão, e os sentimentos se agravam, muitas vezes derivando para confusão, vergonha, paralisia, e esgotamento nervoso. Se ela tiver força psicológica suficiente, ou uma rede de apoio (parentes, vizinhos, conhecidos de círculos sociais), é o momento de buscar ajuda e acionar as autoridade.

FASE 03 – APARENTE ARREPENDIMENTO

O ciclo da violência doméstica prende a mulher em uma armadilha psicológica. Após o ato de violência, o agressor geralmente se retrai, mostrando-se arrependido e amável, buscando a reconciliação.

Nesta fase, sucede um período calmo, em que a mulher tende a diminuir a importância da agressão sofrida, e a justificar o comportamento do agressor. Ao demonstrar remorso, o agressor desperta sentimentos de pena, e até mesmo de responsabilidade em relação a ele.

Após este período, a tensão volta a se acumular, e o ciclo volta à fase 01, que pode resultar em uma nova agressão igual à anterior, ou a uma mais grave.