Destaques

O que é Violência Doméstica


A violência doméstica acontece em um contexto de vulnerabilidade da mulher, que muitas vezes encontra-se em situação de dependência emocional e financeira, geralmente agravada pela presença de filhos.

Atos de violência acontecem em todos os tipos de lares e relações, independente de classe social, raça, etnia, escolaridade, idade ou orientação sexual. É comum que mulheres sofram em silêncio por décadas, até que um ato extremo, como o feminicídio, surpreenda a todos.

Infelizmente, a violência doméstica é um fenômeno social muito mais frequente do que se imagina. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres, sendo que 30% dos homicídios ocorrem dentro do âmbito familiar.

Embora a proteção das vítimas e a punição dos agressores sejam importantes para o combate à violência tais medidas não são suficientes, haja vista que a violência doméstica e familiar contra as mulheres é na verdade um problema estrutural. Assim, embora o Brasil tenha progredido culturalmente, no que se refere à conscientização do machismo e da gravidade da violência contra a mulher, ainda há crenças fundamentais que dificultam o processo de libertação de muitas mulheres.

Entre tais crenças, podemos mencionar o julgamento que se faz das próprias vítimas, alegando-se que, se a situação fosse de fato ruim, já teriam encerrado antes o relacionamento, ignorando que os crimes mais graves ocorrem justamente quando estas mulheres estão buscando o distanciamento dos agressores, o que eleva a sensação de paralisia, abandono e até isolamento.