Destaques

Tipos de violência.


VIOLÊNCIA FÍSICA

É a mais óbvia e mais fácil de identificar. Podemos chamar de violência física qualquer ato ou atitude do agressor que ofenda a integridade e a saúde da Mulher, desde empurrões ou puxões de cabelo, até tapas, chutes ou uso de instrumentos, como armas brancas ou de fogo.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

É o uso de palavras ou comportamentos que pressionam a vítima emocionalmente, afetando sua autoestima e prejudicando sua capacidade de fazer escolhas. Pode se configurar com chantagem, ameaças, vigilância constante, perseguição no trabalho, etc.

VIOLÊNCIA SEXUAL

O fato da mulher estar casada, ou comprometida, não afasta a hipótese de ser estuprada por seu marido ou namorado, se for contra a sua vontade.

Caracterizam-se como violências de natureza sexual toda ação que constranja a mulher a participar de relação sexual não desejada, seja por meio de ameaça ou força física. Também constitui violência sexual o impedimento de uso de método contraceptivo.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL

É o ato de intimidar a mulher por meio de seus bens pessoais. Pode ser qualquer tipo de ação que vise reter ou destruir documentos, cartões de crédito, dificultar o acesso a contas bancárias, controlar o dinheiro de qualquer forma, ou até mesmo impedir a mulher de trabalhar.

VIOLÊNCIA MORAL

A violência moral acontece quando o agressor calunia ou difama a vítima, quando ofende a sua moral junto à comunidade em geral, ou em relação às pessoas mais próximas, denegrindo sua imagem e procurando rebaixar seu valor pessoal.