Reunião da equipe de execução das ações do PC por Elas, 2019.

O mês de agosto ficou marcado por diversas ações de combate e conscientização sobre a violência contra a mulher em Santa Catarina. A iniciativa Agosto Lilás, lançada pelo Governo do Estado no dia 7 de agosto, teve como objetivo levar a discussão sobre o tema para áreas rurais, escolas, presídios, centros de atendimento socioeducativo e unidades de saúde. A Polícia Civil de Santa Catarina participou e promoveu atividades em diversos municípios com o intuito de conscientizar a população sobre o tema da violência e sobre as ações realizadas pelas Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIS).

PALESTRAS

Foram realizadas palestras e painéis de debate em 15 municípios: Florianópolis, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Lages, Laguna, Rio do Sul, Chapecó, Joinville, Tubarão, Balneário Camboriú, Criciúma, São Bento do Sul, Araranguá e Concórdia. As atividades foram ministradas por representantes das DPCAMIs, que trabalharam temas como as consequências e penas a autores de violências, as ações que podem ser tomadas pelas vítimas, como funcionam as medidas protetivas, questões relativas ao ciclo da violência e redes de apoio. Representantes da Polícia Civil também estiveram presentes em programas de televisão e rádio para divulgar as ações do Agosto Lilás.

ATIVIDADES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Agosto também foi o lançamento do Programa Polícia Civil por Elas nas Escolas. Ações de conscientização começaram a ser realizadas em 12 municípios catarinenses. As turmas contempladas são de adolescentes, que debateram, através de palestras, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, temas relacionados à violência, como identificar e combater. As reuniões foram realizadas inicialmente com professores e gestores das instituições contempladas, para posteriormente atingirem os estudantes. Os municípios contemplados nas primeiras ações foram Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Joinville, Tubarão, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Xanxerê, São José, Palhoça e Porto União.

Segundo a delegada Patrícia Zimmermann, da coordenadoria das DPCAMI, o Projeto Polícia Civil por Elas realiza reuniões periódicas para avaliação das ações. "Todo o programa é auditado e avaliado mês a mês, com ações planejadas com embasamento científico e psicológico", explica. A ideia é que o Programa seja expandido para todos os municípios catarinenses.